Cidades

Falta de merenda nas escolas de São Gonçalo

Pais e alunos de escolas e creches municipais de São Gonçalo reclamam da falta de merenda em várias unidades da rede. O problema estaria acontecendo já há algum tempo, quando a direção de algumas escolas teria adotado o horário de meio turno devido à falta de alimentos para serem oferecidos às crianças.

A mãe de uma estudante do Ciep 125 - Professor Paulo Roberto Macedo do Amaral, no Colubandê, conta que está indignada com o descaso. Segundo ela, as crianças da creche entram às 8h e saem às 16, mas têm sido liberadas ao meio dia. “Estou muito triste com a secretaria de Educação, não estão mandando merenda para as escolas municipais”, acusa a dona de casa, que preferiu não se identificar.

Em nota, a secretaria municipal de Educação esclarece que a entrega de merenda escolar está sendo realizada de maneira regular em todas as unidades do município e que nenhuma escola está dispensando os alunos antes do horário por falta de alimentação.

“O que houve foi uma readequação dos cardápios para evitar desperdício. Entretanto, essa medida de maneira alguma interferiu na qualidade da alimentação de nossas crianças, que continuam recebendo uma alimentação que atenda às suas necessidades. No caso das creches conveniadas, mesmo sem apresentar suas prestações de contas e algumas documentações indispensáveis para o repasse dos recursos, algumas unidades vêm pressionando o Governo a pagá-las. Orientada pelo Ministério Público, a Secretaria Municipal de Educação publicou um chamamento público convocando todas as unidades para apresentarem suas documentações para regularizar as unidades que apresentam pendências. Também pode ocorrer descredenciamento, caso alguma unidade não cumpra as exigências previstas na lei”, diz a nota publicada no site.

< Dois mil homens das Forças de Segurança ocupam comunidades da Ilha do Governador Grêmio conquista o terceiro título da Libertadores <